Ágatha recebe o selo ODS 2024
O Instituto Ágatha foi contemplado, na tarde de ontem, 13, com o selo ODS 2024, durante o evento realizado no Teatro Atheneu pelo Movimento Nacional ODS Sergipe, que na oportunidade comemorou seus 20 anos de fundação. No Eixo Pessoas, o selo recebido pela Ágatha é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo programa de Formação Educacional Profissional Social - FOPS, que atualmente é financiado pelo Instituto Cooperforte.
O Fops é um programa que oferece cursos gratuitos de capacitação e inserção no mercado de trabalho para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, assim como egressas do sistema prisional. Atualmente, o Fops possui duas turmas, manhã e tarde, alcançando 26 mulheres, com o curso de Auxiliar Administrativo com ênfase em Marketing Digital.
“Este reconhecimento do trabalho que temos realizado reforça ainda mais o nosso compromisso com a sustentabilidade e a parceria entre os setores público e privado para a construção coletiva de um mundo mais justo e igualitário”, ressaltou a presidente da Ágatha, Talita Verônica Silva.
A vice-presidente da Ágatha, Valéria Chapman, enfatizou o alinhamento dos projetos desenvolvidos pela instituição com os ODS. “Apesar de sermos micro, estamos alinhadas a um desenvolvimento que causa um impacto como um todo, principalmente dentro do nosso estado”, disse.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - visam cumprir os compromissos da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, aprovada pela ONU. São 17 selos instituídos, nas mais diversas áreas que envolvem o equilíbrio social, ambiental e econômico. Destes, o instituto ÁGATHA firmou compromisso com quatro: Redução da desigualdade; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; e Trabalho decente e crescimento econômico.