Ágatha inaugura Brinquedoteca para apoiar filhos de Mulheres em Situação de Vulnerabilidade
Com o intuito de proporcionar um ambiente seguro e estimulante para as crianças, enquanto suas mães — vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade socioeconômica — se qualificam profissionalmente, o Instituto Social Ágatha inaugurou ontem, 12 de novembro, na sede do Instituto, a brinquedoteca ‘Crias Brincantes’. O espaço foi pensado para promover o desenvolvimento integral das crianças, estimulando suas habilidades cognitivas, emocionais, sociais e motoras, e é exclusivo para os filhos das mulheres assistidas pelo instituto.
A brinquedoteca surgiu da necessidade de apoiar mulheres que enfrentam dificuldades para acessar oportunidades de formação devido à falta de suporte para o cuidado infantil. "Isso impede que essas mulheres aproveitem as oportunidades oferecidas pelo Instituto. Com a criação do Crias Brincantes, esperamos que mais mulheres consigam conquistar autonomia financeira e avançar em suas carreiras", explica Talita Verônica, diretora do Instituto Ágatha.
Este ano, o Instituto já ofereceu cursos para 70 mulheres e, no próximo ano, a meta é duplicar esse número, atingindo mais mulheres e, consequentemente, crianças, proporcionando mais oportunidades de formação e suporte à família. “A brinquedoteca será uma parte fundamental desse crescimento, permitindo que mais mulheres participem dos cursos enquanto seus filhos são acolhidos em um espaço seguro e educativo”, acrescenta Talita.
O espaço funcionará durante os períodos dos cursos e terá como foco crianças com idades entre 2 e 6 anos, que serão supervisionadas pela pedagoga Marleide Dias. O projeto da brinquedoteca contou com o apoio financeiro do vereador de Aracaju Ricardo Marques e da doutora em pedagogia Rafaely Karolynne do Nascimento, responsável pelo projeto, que tem o incentivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS).
Além de auxiliar o desenvolvimento das crianças, a brinquedoteca tem como objetivo ajudar a minimizar os impactos da vulnerabilidade social, oferecendo um ambiente que favoreça o aprendizado e a socialização desde a primeira infância. "Com o tempo, acreditamos que iniciativas como essa podem fortalecer as famílias e contribuir para uma comunidade mais integrada e menos exposta a situações de risco", enfatiza Rafaely Karolynne.
Método Montessori
Baseado em pesquisas científicas e empíricas desenvolvidos pela médica e pedagoga Maria Montessori, o método se destaca pela ênfase na autonomia, oferecendo liberdade dentro de limites claros e respeitando o ritmo natural do desenvolvimento físico, social e psicológico de cada criança.